Por Que Bitcoin Embora? 🇧🇷🇵🇹

English 🇬🇧 Slovenian 🇸🇮 Espanol 🇪🇸 Arabic 🇸🇦 Norwegian 🇳🇴 French 🇫🇷 German 🇩🇪

A injustiça explicada

Bitcoin não se trata de enriquecer, embora o mais cedo possível, será – Trata-se de uma revolução monetária. Uma revolução das pessoas (do mundo inteiro) que estão escravizadas aos opressores, aos bancos centrais, e às pessoas que possuem estes bancos. Bitcoin irá ajudar TODOS, excepto os banqueiros centrais.

É uma coisa muito poderosa, estar no controlo do dinheiro. Forçar as pessoas a usá-lo (leis de curso legal), e mesmo criar mais à vontade (facilidade quantitativa, impressão de dinheiro, empréstimos de reserva fracionária), sem custos, e gastá-lo em qualquer coisa, incluindo a guerra. É uma forma de roubo das pessoas que são forçadas a utilizar gesse dinheiro. 

Se não acredita em mim ou não compreende, considere um jogo de Monopólio. Imagine que você e os seus amigos estão a jogar, e então um novo jogador entra no jogo. O novo jogador abre um novo pacote de Dinheiro do Monopólio a partir de um conjunto diferente e trazê-lo para o jogo. Se ele começar a perder, imagine que abre outro pacote de dinheiro e o traz para o jogo, para que ele nunca mais possa perder. Isto dá ao novo jogador uma vantagem injusta, prejudica todos os outros jogadores, e torna toda a propriedade mais cara – porque há mais dinheiro a flutuar no jogo que está a competir para comprar recursos escassos. 

Isto é bastante semelhante ao que está a acontecer na vida real. O dinheiro está a ser criado do nada, os preços estão a subir, e as pessoas que trabalham por dinheiro e têm poupanças estão a perder o poder de compra dessas poupanças (uma forma de roubo de tempo). Outro golpe é que os salários tendem a não acompanhar a inflação dos preços, e as pessoas ficam mais pobres. Os activos escassos sobem de valor, mas as pessoas que armazenam riqueza nessas pessoas perdem uma grande parte para a CGT (imposto sobre ganhos de capital). Estão a ser roubados – um imposto silencioso através da inflação, perda de rendimento por crescimento insuficiente dos salários, e perda de activos através do imposto sobre ganhos de capital.

People were upset after the 2008 financial crisis, but didn’t actually know the root cause of the problem: fiat money

Com ou sem conhecimento, os professores de economia (pagos pelos governos) vão acenar, e complicar demasiado a descrição do que está a acontecer, o que torna mais difícil a sua compreensão. Mas se se afastar dos pormenores, olhar para o quadro geral, é isto que está a acontecer, e isso pode ser deduzido a partir dos primeiros princípios.

Este sistema monetário, concebido para roubar o seu tempo, deve escandalizá-lo. A solução é Bitcoin, e vou explicar.

A solução

Durante muitos anos, as pessoas que amam a liberdade tentaram resistir a isto. Perceberam que utilizar o dinheiro da sua escolha era a forma de escapar à opressão e ao roubo. Por isso, tentaram criar o seu próprio dinheiro. Mas fazer isso é punível pela lei. É preciso usar o dinheiro do “mestre”.

A utilização do ouro foi considerada como uma solução (o que era ilegal a partir de 1933). O ouro é eficaz em resistir ao roubo do tempo porque é difícil criar mais ouro, por isso, sendo relativamente escasso, armazenar riqueza em ouro dá algumas vantagens. No entanto, não é um grande meio de troca através das distâncias. É difícil de transportar e armazenar em segurança, o que levou a que se tornasse centralizado – armazenado em bancos, e foram criadas promessas em papel/digitais deste ouro para facilitar as despesas e o armazenamento.

Assim, o fiat money foi criado. Tornou-se lei a sua utilização. A propriedade física do ouro por cidadãos (não bancos) tornou-se ilegal (ordem 6102, em 1933). Eventualmente, o suporte do “fiat money” pelo ouro foi abolido (1971, pelo presidente Nixon). Muitas versões de “fiat money” surgiram à medida que cada país fazia lei para utilizar a sua moeda particular (moeda com curso legal).

“I have directed Secretary Connally to suspend, temporarily, the convertibility of the dollar into gold or other reserve assets, except in amounts and conditions determined to be in the interest of monetary stability and in the best interests of the United States.” – Nixon, 1971

Num mercado livre, em que o dinheiro não é imposto às pessoas, estas tenderão a escolher o dinheiro que a maioria das outras pessoas está a utilizar. Esta é a estratégia mais segura para proteger a riqueza. Aceitaria como pagamento algo que provavelmente conseguiria gastar, ou seja, o bem mais vendido. Com o tempo, isto leva a que UM dinheiro seja o mais dominante, à medida que a sociedade se afasta da permuta. Hoje em dia só temos múltiplos dinheiros porque não somos livres de escolher/criar o nosso dinheiro.

Por vezes, grupos de pessoas escolhem uma má forma de dinheiro; uma que é fácil de criar (dinheiro fácil). Estas pessoas perdem a sua riqueza à medida que mais e mais do dinheiro que escolhem é trazido à existência, e a sua porção da torta global que têm fica cada vez mais pequena. Outros grupos de pessoas que escolhem o dinheiro duro (duro, ou seja, difícil de produzir), protegem a sua riqueza da diluição, e por selecção natural, só resta a riqueza das pessoas com o dinheiro mais duro. É por isso que o dinheiro duro ganha sempre contra o dinheiro fácil.

Os cypherpunks

Durante décadas, os cypherpunks tentaram lutar pelas nossas liberdades. Começou com a Internet, e depois a privacidade na Internet com o pgp (a primeira forma de criptografia de chave pública/privada, que mais tarde levou ao gpg, uma versão de código aberto agora disponível gratuitamente). Isto esteve perto de ser banido pelo Governo dos EUA, inimigos da privacidade, mas perderam em tribunal. Os Cypherpunks também tentaram criar dinheiro digital nos anos 90 – mas era necessário centralizá-lo, necessário para supervisionar e evitar a duplicação de gastos. Esta centralização facilitou a entrada dos senhores dominantes, encontrou quem estava no comando, e pôs fim a esta situação – Não ameaçando o nosso actual sistema monetário lucrativo, muito obrigado.

Os cypherpunks persistiram, e em segredo, criaram o Bitcoin (suspeito que Satoshi Nakamoto era um grupo dos mesmos cypherpunks, optando por permanecer anónimo devido a lições aprendidas anteriormente). Uma invenção mágica, que não só criou algo digital e simultaneamente escasso, mas também descentralizado ao ponto de não poder ser encerrado.

Existe um excelente documentário em quatro partes sobre os cypherpunks, que recomendo vivamente.

Dinheiro perfeito?

Bitcoin tem todas as características essenciais de um dinheiro perfeito, ordens de magnitude melhor do que qualquer dinheiro físico como ouro, ou moedas criptográficas “concorrentes”:

 – Absolutamente escasso

– Digital

– Facilmente transferível

– Fungível (não exactamente na camada de base, mas suficientemente bom actualmente)

– Divisível

– Portátil

– Reconhecível e facilmente verificável

– Difícil de falsificar

– Fácil de armazenar (não requer uma terceira parte)

– Difícil de apreender

– Descentralizada (sem líder, portanto sem alvo para os governos)

– Dificuldade em fechar a rede de pagamento

– Dificuldade em manipular o fornecimento total

– Anti-frágil (fica mais forte se for atacado)

– Sempre disponível

– Resistente à censura (relativamente a transacções)

– Sem autorização (Qualquer pessoa pode aceder sem identificação)

– Código aberto (nenhum segredo e ninguém pode contribuir para o melhorar)

Estas são principalmente propriedades do próprio dinheiro, mas Bitcoin é também a rede de pagamento; uma combinação de tecnologia de processamento de pagamentos E dinheiro. Se pensarmos no dólar, tem uma rede de pagamento de VISA, Paypal, Swift, Venmo, etc. Mas a Bitcoin tem a sua própria rede, a Rede Bitcoin. Para saber mais, leia aqui a secção sobre Nós Bitcoin.

A rede de pessoas

Para que um dinheiro do mercado livre seja o dinheiro dominante, não só tem de ter as melhores propriedades e ser suficientemente difícil de produzir, como também tem de ter uma rede de pessoas que o utilizem. O dinheiro é tecnologia, mas também são pessoas – semelhantes aos componentes de uma linguagem de significado (a propósito, o dinheiro é uma linguagem de valor). O inglês, por exemplo, é composto por símbolos, sinais e regras (a “tecnologia”), mas o inglês também vive porque há um grupo de pessoas que o falam. Não se pode esperar que uma língua se torne dominante apenas por tornar a língua melhor, mais bonita, ou mais fácil de aprender.

Então porque é que eu penso que Bitcoin vai ultrapassar todo o outro dinheiro do planeta? Porque o Bitcoin não é apenas melhor do que o dinheiro mais dominante, é VASTAMENTE melhor – ser muito melhor é a única forma de ultrapassar um efeito de rede dominante. É também a ÚNICA escolha disponível para as pessoas que querem um dinheiro que não pode ser fechado pelos governos, ou ter as suas poupanças diluídas por algum grupo central de pessoas ou pessoa responsável pela política monetária (por exemplo, a Reserva Federal com USD, ou Vitalik Buterin com Ethereum).

Vitalik Buterin – created Ethereum, and awarded 70% of the supply to himself. He and a close circle, direct the monetary policy and any changes to the system, much like the controllers of the USD, The Federal Reserve.

A rede é uma necessidade absoluta, mas não é razoável esperar que uma grande rede de pessoas utilize uma nova forma de dinheiro (ou língua) instantaneamente, mesmo que seja vastamente superior ao dinheiro dominante atual. Essa rede, para adoptar instantaneamente um novo dinheiro, precisa de ser forçada por lei; não é possível se for deixada à livre vontade das pessoas. Assim, por muito bom que seja o Bitcoin, mesmo que tenha excedido as suas mais selvagens expectativas de dinheiro perfeito, num mundo livre, não será compreendido e adoptado por todos ao mesmo tempo, e por isso será necessariamente volátil no preço, ou atacado pelos meios de comunicação social (porta-voz dos bancos centrais e governos que estão ameaçados).

O Bitcoin está suficientemente perto para aperfeiçoar. Tudo o que precisa de acontecer é que as pessoas o aceitem. Muitas pessoas aceitam, e assim que se apercebem da sua importância, não se esquecem. Ensinam os outros. E a rede de pessoas, a componente crucial que falta de um novo dinheiro perfeito, fica cada dia mais forte.

Algumas pessoas têm dificuldade em compreender porque é que o Bitcoin Only vai ganhar e porque é inevitável. Para eles, dirijo-me a uma das minhas peças anteriores, explicando tudo isto.

Tips:

Static Lightning Address: dandysack84@walletofsatoshi.com

%d bloggers like this: